A Dissertação nas provas do Cebraspe

A Dissertação nas provas do Cebraspe

Inicialmente, para falar sobre a dissertação nas provas do Cebraspe, é preciso compreender a origem dessa importante instituição educacional. O Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) é uma organizadora de certames de grande relevância no Brasil. Criado em 20013 para absorver as atividades do Cespe-UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) relacionadas à criação e ao desenvolvimento de sistemas e mecanismos de avaliação educacional, o Cebraspe se apropria dos anos de experiência do Cespe e de sua metodologia de avaliação para a organização de concursos públicos muito importantes em todo o país. Por isso, conhecer o Cebraspe é conhecer o Cespe e vice-versa.

Assim, é nesse contexto que o tema desse artigo se lança. Afinal, como é trabalhada a dissertação nas provas do Cebraspe? Para dar essa resposta, analisei 19 provas discursivas, para cargos de nível médio e superior, elaboradas pelo Centro entre os anos de 2016 e 2018. Vamos apresentar a partir de agora uma série de observações acerca dos comandos encontrados nas provas, suas estruturas, pontos em comum e diferentes.

Os comandos na dissertação

Todas as provas discursivas (questões abertas ou dissertação) do Cebraspe trazem enunciados para apresentar a proposta de redação. Estes enunciados determinam o que o candidato deverá fazer na prova. É nesse enunciado que ocorre a presença dos comandos. Estes, por sua vez, são apresentados por meio de verbos no imperativo, como “redija”, “posicione-se”, “aborde”, “descreva”, “discorra”, “elabore”, “explique”, “discuta”.

Ademais, observe que os verbos apresentados no imperativo afirmativo trazem uma carga semântica, isto é, uma intenção significativa, que induz o candidato a uma ação cognitiva. Por exemplo, descrever, discutir, explicar são ações que se referem, segundo a Taxonomia de Bloom, à habilidade de demonstrar compreensão pela informação, sendo o candidato capaz de reproduzir a informação solicitada por ideias e palavras apropriadas e adequadas ao contexto em que o tema da proposta de redação se insere.

Portanto, ter conhecimento do que essas ações solicitadas querem dizer é um passo fundamental para a produção de uma dissertação exatamente dentro dos parâmetros e solicitações do Cebraspe.

Uma constatação sobre a dissertação nas provas do Cebraspe

Em primeiro lugar, ao analisar as provas para a produção deste artigo, verifiquei que, predominantemente, o Cebraspe solicita que se redija uma dissertação sobre um tema proposto, e que, nessa dissertação, sejam abordados pelo candidato outros subtemas apresentados na própria proposta de redação ou questão discursiva.

De modo geral, os enunciados recorrentes apresentados são os seguintes:

Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do/sobre o seguinte tema (…)

Tendo os textos acima como referencial inicial, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema (…)

Tendo como referência inicial as informações apresentadas, redija um texto dissertativo, abordando os seguintes aspectos: (temas).[1]

Considerando a situação hipotética acima apresentada, redija um texto dissertativo acerca do (tema). Ao elaborar seu texto, aborde, fundamentalmente, os seguintes tópicos: (subtemas).

Tendo o fragmento de texto apresentado como referencial inicial, redija um texto dissertativo acerca do (tema). Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: (subtemas).

Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: (tema). Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: (subtemas).

Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, discorra acerca do (tema). Em seu texto, aborde os seguintes aspectos: (subtemas).

A partir das ideias apresentadas no texto precedente, discorra sobre o (tema). Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: (subtemas).

Outra constatação

Em segundo lugar, em algumas ocasiões analisadas, a proposta de dissertação ou questão discursiva não trouxe textos de apoio. Nesses casos, os enunciados das provas foram os seguintes:

Redija um texto dissertativo acerca do (tema). Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir: 1. Descreva (subtema); 2. Discorra sobre (subtema); 3. Discorra sobre (subtema).

Redija um texto dissertativo a respeito do (tema).

Redija um texto dissertativo sobre o (tema), atendendo ao que se pede: 1. Explique o (subtema); 2. Descreva o (subtema); 3. Descreva o (subtema).

Uma surpresa

Em terceiro lugar, uma surpresa: entre todas as 19 provas analisadas, apenas em uma ocorreu uma solicitação explícita para que o candidato escrevesse “um texto dissertativo-argumentativo”. Isso ocorreu na prova discursiva do concurso para Agente Penitenciário do Estado de Pernambuco no ano de 2017.

Nessa prova, proposta de dissertação solicitada veio acompanhada de 4 textos motivadores e trouxe como tema “A realidade prisional feminina no Brasil: é possível devolver a dignidade à mulher presa para que ela exerça seu papel na sociedade?”.

Além disso, solicitou-se ao candidato o seguinte:

Em seu texto, posicione-se claramente em relação à pregunta constante no tema e aborde os seguintes aspectos: 1. o encarceramento como reparação social pelo crime cometido e oportunidade de reintegração social; 2. o atendimento das demandas específicas das mulheres e a garantia da segurança nas unidades prisionais; 3. o papel da mulher na sociedade e na família no Brasil: participação no mercado de trabalho e responsabilidade pelos filhos.

Conclusão importantíssima

Sendo assim, fica claro que a Cebraspe cobra em todas a sua extensão de provas a dissertação expositiva. Porém, isso só fica claro na própria prova, uma vez que no edital dos certames, o que a banca solicita do candidato é que ele escreva uma redação dissertativa, não se especificando a tipologia dessa dissertação. Como você viu, na análise ora apresentada, entre 19 provas numa foi solicitada a produção de uma dissertação argumentativa. Assim, o que eu sugiro a você que domine as duas formas dissertativas e esteja pronto ou pronta para encarar a prova do Cebraspe com convicção.

No mais, bons estudos e um forte abraço.

Professor Adeildo Júnior

 

[1] Nessa prova, não houve um tema, mas um conjunto de temas (3 ao todo) que deveriam ser abordados obrigatoriamente pelo candidato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *