Classes de Palavras

Classes de Palavras é, sem dúvida, um dos assuntos mais cobrados em provas de concursos públicos em todo o Brasil. Por isso é muito importante que você, concurseiro, conheça todas elas e domine ao máximo o seu emprego, sobre tudo o emprego dos pronomes, verbos, preposições e conjunções.

Classes de Palavras e suas funções

Para um vocábulo ser considerado de uma ou outra classe de palavras, ele precisa desempenhar uma função dentro do contexto discursivo. Isto é, ele deve manter uma relação com outros vocábulos dentro da frase a fim de que seja reconhecida a função que exerce e, consequentemente, receba uma classificação.

Dessa forma, primeiro a palavra tem que funcionar de uma determinada maneira para, depois, receber uma classificação dentre as classes existentes na Língua Portuguesa. Por exemplo: se um vocábulo nomeia um ser no contexto discursivo, ele é classificado como um Substantivo; se o vocábulo caracteriza um ser, ele se classifica como Adjetivo.

É possível perceber, portanto, que não se deve classificar palavras sem observar seu uso, sua relação com outras dentro da frase em que ocorre, seja essa frase orla ou escrita.

Divisão das Classes de Palavras

Em Língua Portuguesa, as palavras são agrupadas em duas categorias, conforme uma característica comum aos conjuntos de palavras de cada grupo. Essa característica está na condição de a palavra ser ou não ser flexionável. Assim, teremos o grupo das palavras variáveis, porque são flexionadas, e o grupo das palavras invariáveis.

Dizer que uma palavra é variável é admitir que ela sofre alguma flexão para permitir que se relacione com outras palavras. Essas variações se dão no plano dos nomes e no dos verbos. Daí, reconhecermos as flexões nominais (de número e de gênero) e as flexões verbais (de número, pessoa, modo e tempo)

Porém quando a palavra é usada nos contextos discursivos e não sofre nenhum tipo de alteração formal em sua estrutura para se adequar a outras palavras, dizemos, enfim, que ela é uma palavra invariável.

Classes de Palavras Variáveis

As palavras ditas variáveis são os Substantivos, os Adjetivos, os Artigos, os Numerais, os Pronomes (em sua maioria) e os Verbos. Convém lembrar que o Substantivo, o Adjetivo, o Artigo, o Pronome e o Numeral combinam entre si pelas flexões nominais, e que promove essas flexões são as desinências nominais de número e de gênero. Por isso, dizemos que as flexões nominais são de Número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).

Classes de Palavras Invariáveis

As palavras ditas invariáveis, como o próprio prefixo in- é capaz de traduzir, são aquelas que não sofrem qualquer alteração em sua estrutura para combinarem com outras palavras. As Classes de Palavras invariáveis em Língua Portuguesa são o Advérbio, a Preposição, a Conjunção e a Interjeição.

Como as Classes são cobradas nos concursos

As questões que envolvem este assunto nas provas de Língua Portuguesa são bem variadas, mas alguns enfoques são mais comuns do que outros. Por exemplo, há bancas que cobram muito a identificação da Classe Gramatical das palavras, geralmente em comparação com outra palavra inserida em um determinado trecho de texto. Há bancas que cobram o emprego adequado de determinada classe de palavras. Outras, ainda, cobram as classes de forma indireta em questões de reescrita de frases.

No entanto, há um grupo de palavras que é bem mais comum aparecerem em provas. Esse grupo envolve os Verbos, os Pronomes, as Preposições e as Conjunções. Sendo assim, sugiro que você esteja sempre muito atento a tudo o que se referir a essas classes de palavras a fim de se dar bem sempre nas provas dos certames que você enfrentar. Uma boa forma de trabalhar a memorização das Classes de Apalavras é através do uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais. Eu gravei uma aula sobre Como usar mapas mentais para estudar Língua Portuguesa lá no meu canal no YouTube: Português com Adeildo Júnior. Vai lá e dá uma conferida.

Um forte abraço do seu professor Adeildo Júnior e até a próxima dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *